quarta-feira, 18 de julho de 2012

OS CINCO PARÂMETROS DA LIBRAS

Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros:

Configuração das Mãos (CM)
Pontos de Articulação (PA)
Movimento (M)
Orientação (O)
Expressão Corporal e/ou Facial

Configuração das mãos (CM): são as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal. Podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor.




Os sinais APRENDER, LARANJA e DESODORANTE-SPRAY tem a mesma configuração de mão.


Ponto de Articulação (P.A): é o espaço em frente ao corpo ou uma região do corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaço neutro ou tocam alguma parte do corpo.

Os sinais TRABALHAR, BRINCAR,PAQUERAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e DECORAR são feitos na testa.





Ex: Mesma configuração da mão, mas com Ponto de articulação diferente:


Movimento (M): os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais RIR, CHORAR E CONHECER tem movimento, como os sinais AJOELHAR, EM-PÉ, SENTAR não tem movimento.


Orientação (O): orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ex: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda, os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição QUERER E QUERER-NÃO; IR e VIR.



Expressão facial e/ou corporal: muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração têm como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE.



A combinação destes quatro parâmetros, ou cinco, tem-se o sinal, portanto, combinar estes elementos que formam as palavras e estas formam as frases em um contexto, não basta conhecer as palavras, é preciso aprender as regras de combinação destas palavras em frases.


Exemplo de parâmetro:



16 comentários:

  1. GOSTEI MUINTO DAS ESPLICAÇÕES
    TAMBEM DOS DESENHOS ESPLICATIVOS
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. esclarece-me uma dúvida, em que se encaixa o sinal de obrigado. seria, configuração de mão ou ponto de articulação?, to em dúvida!

    ResponderExcluir
  3. O sinal Obrigado é:
    Configuração da Mão: é mão aberta (igual a da imagem 56 ai em cima)
    Ponto de Articulação: na testa
    Orientação: para frente
    Movimento: não tem
    Expressão facial: alegre


    ResponderExcluir
  4. AJUDOU-ME BASTANTE PRA EU PODER REALIZAR O MEU TRABALHO PEDIDO PELA UNIVERSIDADE QUE ESTUDO, MUITO OBRIGADA REALMENTE ESTOU AGRADECIDA, POIS JÁ ESTAVA ENLOQUECENDO SEM SABER COMO PODERIA REALIZÁ-LO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, tento colocar da forma mais clara possível, é um pouco complicado mesmo. Abraços

      Excluir
    2. olha, sou estudante de fonoaudiologia e me divirto aprendendo sobre libras. quero ser FLUENTE nessa área. Você me dá umas dicas? meu e-mail é jorgebatisti@gmail.com

      Grato!!!

      Excluir
    3. Oi, da uma olhada na postagem como me tornar uma intérprete de Libras.

      Excluir
  5. Oi Marina, gostaria de mais informações sobre o trabalho no SENAI, não sabia que tinha surdos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei obriga todas as escolas matricularem pessoas com deficiência, não é opcional, o Senai é uma escola de classe inclusiva, ou seja, os surdos podem se matricular em qualquer curso e eles precisam contratar um intérprete.

      Excluir
  6. Marina parabéns pelo seu blog vc é um anjo pois tem muito boa vontade e responde todas as perguntas a contento,Deus sempre põe pessoas iluminadas nesse mundo velho não lhe conheço mais encontrei seu blog e serei uma assidua visitante, me tire uma dúvida? Quais dessas palavras não podem ser configurados sem a ENM? Sinal de gato,Sinal de feliz,sinal de falar,Em pé e Falar ? Agradeço se me responderes
    Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. A ENM (Expressões não-manuais), são as expressões corporais e faciais, vc vai usar para expressar duvida, espanto, medo, alegria, raiva, admiração, satisfação etc... neste caso eu usaria somente no sinal feliz, mas depende muito, existe muitas formas de falar a mesma coisa. Ex: Fica em pé (brigando com alguém que não deveria estar sentada, ex: no chão do trem), ou um palestrante pede para as pessoas ficarem em pé para fazer uma homenagem. Não gosto muito destas formas prontas, existe muitas formas de falar a mesma coisa com sentimentos diferentes. (afirmativa, interrogativa, negativa, exclamativas).

      Excluir
  7. Marina, olá tudo bem?
    Se possível, gostaria que me ajudasse a fazer os cincos parâmetros da língua de sinais de algumas palavras, pois ainda não consegui assimilar muito bem!
    Caso me ajude, já fico muito agradecida!!!
    Segue abaixo as palavras:

    COMUNICAÇÃO - MULHER - AVISAR - PROFESSOR

    Aguardo o seu retorno o mais breve possível!!!
    Um abraço, Lucianna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica difícil explicar assim, sem imagens, pela a internet, o ideal é vc comprar um dicionario de Libras que explique com os parâmetros. O Livro Ilustrado da Libras é muito bom: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2639466/livro-ilustrado-de-lingua-brasileira-de-sinais

      Vou tentar explicar de forma simples

      Sinal Comunicação
      CM: mãos em "C" palma a palma (deslocados)
      PA: Espaço neutro - na frente do corpo
      M: alternados (Vai e volta)
      O: Para frente e para trás

      Esta apostila é muito boa tbm: https://docs.google.com/file/d/0B-PG4YQA_3_bNjZlNTgzNmMtM2E1OS00NDQzLWJiOGEtY2JhOTdmMjZhNTZi/edit?hl=en_US

      Excluir
    2. Marina gostaria de saber de dois parâmetros cinco exemplos cada mas de sinais diferentes, estou aprendendo agora e gostaria de saber para fzer um trabalho

      Excluir
  8. Olá,tudo bem?Sou Décia Maraston,estudante de Pedagogia na Uninove,estou precisando fazer uma pesquisa ,então vi o seu blog e resolvi te escrever,será que podes me ajudar?Qual é atuação do professor bilíngüe em LIBRAS e o seu papel dentro da escola? Qual a realidade da educação do surdo ?
    Muito obrigada e desculpe qualquer coisa,grata,
    Décia Maraston

    ResponderExcluir