quarta-feira, 9 de maio de 2012

O que é preciso fazer para se tornar uma intérprete de Libras


RESUMO DAS PERGUNTAS FREQUENTES:

PARA SER INTERPRETE

Precisa de curso de Libras e prolibras. (Algumas instituições não pedem prolibras, mas as melhores vagas pedem).
Não precisa de faculdade pra ser intérprete, somente o ensino médio completo.

PARA SER PROFESSOR DE LIBRAS:
SE NÃO TIVER professor com graduação ou pós-graduação em Libras, a vaga poderá ser preenchida da seguinte maneira:
PROFESSOR precisa de Pós-graduação ou graduação em outra área com prolibras
IINSTRUTOR precisa Ensino médio completo e prolibras


CURSO DE LIBRAS PODE SER:
I - cursos de educação profissional;
II - cursos de extensão universitária; e
III - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.

OBS: Para fazer o prolibras vc NÃO precisa ter nenhum certificado, entretanto para passar vc precisa mostrar que tem conhecimento o suficiente para ser aprovada pelo MEC. O mais importante NÃO É COMO vc aprendeu (EAD, Pós, graduação, extensão etc) o mais importante é SE vc aprendeu.

O prolibras será realizado por 10 anos, terá mais 4 provas, pois estamos na 6 edição

 Se vai começar a estudar, faça o curso de Libras, não aconselho fazer pós-graduação, se não tem o conhecimento básico.


INSTITUIÇÕES QUE RECOMENTODO:
Feneis, Ines, Puc, DERDIC, Seli, Senai, Instituto singularidade e Mackenzie.

1-     Fazer curso de Libras: conforme decreto 5626/2005 a formação de tradutor e intérprete de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de:

I - cursos de educação profissional;

II - cursos de extensão universitária; e

III - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.

Parágrafo único. A formação de tradutor e intérprete de Libras pode ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por uma das instituições referidas no inciso III.




2-      Fazer o Prolibras que é uma prova de proficiência do MEC, antigamente esta prova era elaborada pela UFSC, a partir de 2012 a elaboração será feita pelo INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), esta prova é realizada 1 vez por ano.  Ela possui duas etapas: a teórica e a pratica, é possível consultar as provas anteriores no site: http://www.prolibras.ufsc.br/index.html. Se passar nas duas etapas receberá o certificado de proficiência do MEC e INES.



Segue os tipos de prova que poderão ser realizadas:

PROFESSOR: Proficiência no uso e no ensino da LIBRAS: Atuar no ensino da Língua de Sinais.


INTÉRPRETE: Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras. Realizar a interpretação da Língua de Sinais para o Português e vice-versa. 

Obs: é necessário ter concluído o ensino médio  para realizar a prova. O curso de libras não é obrigatório. O exame acontece em todo Território Nacional, a relação das cidades é informado no edital.



3- O Decreto 5626 esclarece como será o critério para contratação de professor de Libras:



Art. 7o Caso não haja docente com título de pós-graduação ou de graduação em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educação superior, ela poderá ser ministrada por profissionais que apresentem pelo menos um dos seguintes perfis:

I - professor de Libras, usuário dessa língua com curso de pós-graduação ou com formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação;

II - instrutor de Libras, usuário dessa língua com formação de nível médio e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação;

III - professor ouvinte bilíngüe: Libras - Língua Portuguesa, com pós-graduação ou formação superior e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação.

§ 1o Nos casos previstos nos incisos I e II, as pessoas surdas terão prioridade para ministrar a disciplina de Libras.


Caso tenha alguma dúvida pode deixar sua pergunta, espero que tenham gostado. Bjs

88 comentários:

  1. Olá marina, eu já sou interpret há algum tempo em igrejas, tenho irmão surdo e sou casada com surdo, faz um tempo que parei por causa do nascimento da minha filha, mudei de igreja e agora estou querendo implantar um ministério na minha igreja, minha dúvida é: eu posso ministrar aulas de libras com intuito de formar novos interpretes para o ministério mesmo não tendo nenhum tipo de certificação?? muitas pessoas da comunidade me procuram para o curso, essas também podem participar?? sou estudante de pedagogia pretendo fazer pós na área de Libras e este ano farei o prolibras...

    meu email: isanei21@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não vejo problema nenhum no seu desejo de passar os seus conhecimentos adquiridos na sua vivencia com os surdos. A Libras precisa ser difundida em todo o país, mas o ideal seria os surdos ensinarem a língua deles. Eu aprendi Libras com um professor surdo na igreja e consegui passar no prolibras. Boa sorte

      Excluir
  2. Olá, irei terminar meus estudos este ano e a minha prioridade até o momento é ser Intérprete. Gostaria de saber passo a passo de como fazer para se tornar uma. Em qual faculdade cursar?. e tudo o que for nescessário para que eu consiga.
    Meu email: eloiza.10@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo para ser uma intérprete é fazer o curso Libras. Conforme a Lei podem ser várias modalidades (veja na postagem item 1).
      Várias pessoas de todo o Brasil me mandam e-mails perguntando qual a melhor escola de Libras, mas em minha opinião tem várias e fica difícil mencionar todas, mas de preferência para escolas com professores surdos.
      A Libras é como qualquer outro idioma, tem pessoas que aprendem rápido e outro que demoram mais. O Prolibras irá avaliar o seu conhecimento, se estiver hábil vc conseguirá a certificação para trabalhar como intérprete.

      Excluir
  3. Gostaria de indicações de bons Cursos ou Faculdades que ministram cursos de Libras e Tradutor e Interprete de Libras? Aliás, para ser Tradutora e interprete de LIBRAS preciso fazer o curso de LIBRAS 1º? Pode ser curso livre? Quantas horas tem que ter o curso para eu poder dar aulas em escolas?
    Meu e-mail é flab79@hotmail.com, e desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, primeiro você precisa fazer um curso de Libras. As únicas instituições de ensino que sei que são boas é Feneis, Ines, Puc (DERDIC), Seli, Senai, Instituto singularidade e Mackenzie. Normalmente solicitam a graduação ou pós-graduação para ser professor que é no mínimo 360 horas.

      Excluir
  4. ola? estou cuRsando 5ºano de pedagogia estou enduvida se faço 1º psicopedagogia , ou poslibras já fiz varios curso de libras faço tradução na igreja mas preciso aprende muito anda meu e-mail elainelIBRAS12@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma pergunta que somente você pode responder, pois vai depender do que vc gosta. Indico a área de Libras, pois é uma especialidade nova e tem uma demanda muito grande por intérprete em todas as áreas.

      Excluir
  5. Olá!
    Interessei em aprender Libras.È possivel aprender atraves de videos,pois tem videos muito bem explicados.Logico, com dedicação diaria ,vc acha possivel, diante de sua experiencia?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que os vídeos podem te ajudar muito, mas de forma complementar, pois é de suma importância ter o acompanhamento de um professor, que irá verificar se os seus sinais estão corretos ou não.

      Excluir
  6. Olá Marina, faço o curso de libras na feneis e sou ouvinte, gostaria de saber em qual nível eu poderia tentar o prolibras. Qual é o salario médio de um interprete e tradutor de libras em MG. Se é difícil arrumar emprego nesta área. pretendo fazer o tecnólogo em comunicação assistiva na puc, é uma boa? desde já agradeço.
    meu e-mail é: dedezinhaotoni@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar o prolibras de intérprete (não existe mais o nível médio e superior). Quanto ao salário em MG não tenho idéia, mas em SP varia muito, depende da instituição que você trabalha, normalmente quanto mais conceituada melhor o salário.

      Excluir
  7. Olá, sou ouvinte e alguns amigos me ensinaram libras e desde então ajudo surdos, ensinando libras aos que não tiveram oportunidade de aprender, devido a falta de escolas preparadas para isso na região e traduzindo conversa de familias, ou prestando serviços para traduzir consultas médicas ou outros eventos, mas é um trabalho voluntário... Por causa disso, muitos surdos e pais de surdos pedem para que eu vá a escola para para traduzir as aulas, por falta de interprete. Visto que não possuo certificado, este ano fiz o prolibras para interprete/ tradutor, mas não sei quando sai o resultado, e esta semana uma escola esta precisando urgente de interprete, uma pergunta.... se eu fizer um curso livre pela internet e conseguir o diploma eu posso traduzir? o que eu devo fazer? Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Acho mto legal vc fazer trabalhos voluntários pra ajudar os surdos, porém TODAS as escola são obrigadas a fornecer intérprete de libras, não é uma escolha. Após a criação do Prolibras muitas intérpretes foram habilitadas para fazer este trabalho profissionalmente, talvez a escola não queira contratar um intérprete. Neste caso é necessário acionar o Ministério Publico para que a lei seja cumprida.

    Para ser intérprete o mais importante NÃO é um diploma e sim o CONHECIMENTO. Vc precisa estar capacitada. Sempre comparo o intérprete de Libras com o intérprete de inglês, não acredito que a pessoa com um curso básico de inglês seja capaz de fazer uma boa interpretação de um discurso, entretanto há pessoas que conseguem este conhecimento de forma empírica, ou seja, através do conhecimento adquirido pela vivência com pessoas que utilizem aquele idioma e sem fazer cursos podem ser até melhor do que mtos que estudaram anos aquele idioma, este pode ser o seu caso, então se avalie e tenha consciência se vc é capaz ou são se fazer este serviço que deve ser remunerado.

    ResponderExcluir
  9. Olá Marina, Não localizei na internet o valor/salário base da profissão, desejo realizar o curso no SENAC o qual já farei a inscrição após esse feriado, porém me preocupo de certa forma com 2 coisas, demanda de oportunidades na área e retorno financeiro, pois apesar de ser de desejo o voluntariado, vejo necessidade de obter um retorno financeiro no curso qual investirei. Você acredita que há uma demanda agradável para a profissão de intérprete, e acredita que o valor remunerado é atraente/justo à função? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Libras é uma profissão nova, oficializada apenas em 2002, por isso tinha uma demanda muito grande e o salário era bem mais alto, mas agora 11 anos depois, conforme novos profissionais estão entrando no mercado de trabalho a remuneração esta abaixando bastante, faça uma pesquisa de vagas para intérprete de Libras no seu Estados e vc terá uma ideia real da situação.

      Excluir
  10. oi! gostaria de saber se posso fazer todos os cursos e me tornar uma interprete de libras em sala de aula uma vez que não tenho nenhuma faculdade somente o ensino médio completo?
    email; leotecgbi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o curso superior não é exigido para ser intérprete, com o ensino médio vc já pode ser.

      Excluir
  11. oi estudo no Senac e estou fazendo um projeto bem aprofundado sobre libras, e gostaria de saber quanto um professor de libras ganha para dar aulas particulares?

    ResponderExcluir
  12. O preço da aula particular vai depender do profissional, mas acredito que a média seja de 100,00 à 200,00 por mês, com 1 hora à 1h30 por semana.

    ResponderExcluir
  13. Ola Mariana estou fazendo um curso técnico de tradutor e interprete de libras pretendo fazer o prolibras assim que concluir o ensino médio. Gostaria de saber ser posso ensina libras para crianças da minha escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ensinar Libras o correto é fazer o prolibras para ensino. Não sei se vc pretende ser uma professora de Libras ou aproveitar suas aulas e ensinar Libras, mas esta informação vc precisa verificar ai mesmo.

      Excluir
  14. ôlá marina! gostaria de saber se os cursos livres são validos para ser um interprete de libras e se o certificado desses cursos livres são válidos para concursos públicos ? como por exemplo o curso de 420 horas do curso online do ensino nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre cursos a Lei 5.626 descreve os tipos de curso abaixo, mas não cita curso Livre online, mas acredito que se for por uma instituição credenciada pelo MEC não tem problema, o mais importante é ler o edital do concurso e ver os requisitos para a vaga. Vc tbm pode consultar concursos antigos para intérprete e ver os requisitos q tinham.

      I - cursos de educação profissional;
      II - cursos de extensão universitária; e
      III - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.

      Parágrafo único. A formação de tradutor e intérprete de Libras pode ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por uma das instituições referidas no inciso III.

      Excluir
  15. ola bom dia, estou fazendo curso de libras na igreja, e ja interpreto nas reunioes. Nao tenho nenhuma faculdade mas surgiu a oportundade de fazer um curso de libras com formação superior, para quem ja tem faculdade vai valer como pós graduação e no meu caso que nao tenho nenhuma formação vai valer como "formação em libras" isso é como curso superior? tipo faculdade? e depois disso posso fazer por exemplo o prolibras e trabalhar como interprete? ou preciso fazer uma faculdade relacionada a educação? o curso vai ser de 600 horas. Por favor aguardo retorno com urgencia. meu email dama1000@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o prolibras vc NÃO precisa ter nenhum certificado, entretanto para passar vc precisa mostrar que tem conhecimento o suficiente para ser aprovada pelo MEC. O mais importante NÃO É COMO vc aprendeu (EAD, Pós, graduação, extensão etc) o mais importante é SE vc aprendeu.

      Para ser intérprete vc precisa fazer um curso ou faculdade de Libras, não na área de educação que seja mto abrangente.

      As dúvidas que vc tem sobre o curso que vc pretende fazer precisa ser esclarecida na própria instituição, pois cada uma tem um método.

      Excluir
  16. Olá Marina! Sou ouvinte e me formei em Pedagogia recentemente e estou querendo dar início a minha pós na área de LIBRAS, área esta que já possuo o Básico I e que gosto muito e me identifico. Eu gostaria de saber se eu posso lecionar Libras no Ensino Superior após o término da pós-graduação? Gostaria de saber também a diferença entre professor e instrutor de LIBRAS? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Sim, a Graduação ou pós-graduação no ensino da Libras te habilita pra ensinar ou Prolibras de instrutor.

    Professor = > Professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico, necessário o diploma universitário.

    Instrutor = > É o profissional que ministra aulas e cursos para uma função especifica em um período menor. Ex: instrutor de auto-escola, instrutor de Libras, não é obrigatório ter formação universitária.

    ResponderExcluir
  18. Olá Marina, sou ouvinte, minha namorada é surda e tenho amigos surdos. Convivo bastante com Libras no meu dia-dia e me interessei em buscar mais conhecimento nessa area, talvez até profisionalmente.
    Já tenho conhecimento considerado médio, mas nao possuo nenhuma formação. Pesquisei vários sites e vi que aqui no Rs não tem nenhum lugar de Graduação em Libras.
    Gostaria que vc me ajudasse em algumas dúvidas:
    * Como devo procurar cursos para trabalhar profissionalmente nessa area?
    * Primeiro devo procurar fazer um curso no mínimo 360h, se este for reconhecido pelo MEC, depois posso fazer uma pós-graduação em Libras?
    * Se for possível me diga como devo buscar habilitação para trabalhar nessa área, aumentando gradativamente minha formação, desde cursos até um pós.

    Desde já lhe agradeço
    Att.
    E-mail: denilson.de.oliveira23@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço cursos no RS, mas pesquise e verifique se há, analise e veja qual considera melhor. Não são todas as escolas que pedem curso de 360h, algumas aceitam cursos com menor duração, mas para se qualificar quanto mais vc estudar é melhor, tenho uma amiga que nem tem diploma de Libras, mas considero ela uma ótima interprete,pois conviver com surdos vai ter trazer pratica.

      Excluir
  19. Estou no último ano do curso superior - Letras e agora comecei a ter noções de Libras!! Estou muito interessada na área que até então só ouvia falar!! Mas como está o mercado de trabalho?? Está expansivo?? E os salários, variam muito????
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mercado esta em crescimento sim
      quanto ao salário varia muito, faça uma pesquisa em vagas do seu Estado e verifique se te interessa.

      Excluir
  20. Oh Gloria a Deus, to emocionada tantas coisas agora que meus olhos estão sendo abertos e estou viajando com este mundo, rsrsrs
    tenho perda auditiva moderada, e depois de muito tempo consegui meu aparelho grátis através da prefeitura da nossa cidade,
    quero muito trabalhar nesta área, amigaaa lance todas as dicas que você puder, quero somar com todos que amam libras e fazem isso por AMOR A DEUS!
    roanitaribeiro@hotmail.com

    Deus abençõe grandemente sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsr muito obrigada, que bom que gostou.
      Em breve irei publicar novas postagens, estou um pouco sem tempo, mas assim que possível compartilharei um pouco mais dos meus conhecimentos com vcs.

      bjs
      Deus abençoe vc tbm

      Excluir
  21. Oi Mariana gosto muito de LIBRAS e estou querendo ser intérprete. Já tenho uma base ótima em libras, mas preciso de que? Aqui tem cursos técnicos de intérprete de libras. Será que isso é bom ou tem que ser curso superior ou algo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para trabalhar você precisará do certificado de libras no mínimo,
      vai depender dos pré-requisitos da instituição qual será o necessário para a vaga. (superior, curso, etc)

      Excluir
  22. Oi Mariana, eu gostaria muito de saber o que preciso fazer para ser interprete de LIBRAS, precisa de um curso ou faculdade? O curso pode ser um basico de LIBRAS, ou tem que ser um de Interprete? E onde posso encontrar esse curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai depender dos pré-requisitos da instituição qual será o necessário para a vaga. (superior, curso, etc)
      Não acredito que uma pessoa com o nível básico consiga interpretar bem, você precisa ter bons conhecimentos em Libras para trabalhar na área. Verifique na sua cidade onde tem curso de libras.

      Excluir
  23. Oi Mariana, tudo bem?
    Estou cursando pedagogia estou ainda no segundo periodo, estou com 38 anos, e pretendo ser interprete de Libras, e uma área financeiramente bo, terei oprtunidades na sua opnião.

    Obridaga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de publicar uma postagem sobre isto:
      Intérprete de Libras: um mercado em expansão, da uma olhada.

      Excluir
  24. Oi Mariana, me de uma ajudinha, só tenho o segundo grau e gostaria de ser professora de libras, existe faculdade de libras, ou eu tenho que escolher algum curso e depois de me formar fazer a pos em libras, ou só com os cursos eu ja posso? Por onde eu começo? Pensei em fazer teologia e pós em libras já que a minha intenção é dar aula em EBD para surdos, por favor me ajude, desde já agradeço.

    Meu email gitesch@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, não existe a faculdade de Libras, pós-graduação sim. Vc pode fazer um curso de Libras e fazer o prolibras para instrutor.

      Excluir
  25. Olá Marina, sou formada em Administração e tenho interesse em Libras.
    Para ser intérprete basta o curso ou tenho que ser formada em Letras tbm?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para ser intérprete não precisa de faculdade, o curso basta.

      Excluir
  26. olá :) estou me esforçando para aprender libras e costumo ter contato com surdos. estou pensando em fazer um curso tecnólogo e logo depois uma pós em libras para que dessa forma eu possa ser interprete. mas so isso basta ou eu preciso ter o pró libras também? obr :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prolibras é a prova se vc aprendeu nestas faculdades ou não. O MEC avalia seu conhecimento, indiferente de onde foi adquirido, mas mtas vagas não exigem o prolibras, mas as melhores vagas sim.

      Excluir
  27. Quando o concurso diz nível médio e proficiência em libras, basta ter nível médio e entender libras ou tem q ter feito algum curso ou exame?

    ResponderExcluir
  28. olá meu nome é Cátya e quero saber onde posso fazer o curso de interprete de libras, ja fiz os niveis de 1 à 5 no ines , mas esse curso é basico de libras, quero me proficionalizar como interprete (sou obrigada a fazer faculdade para o mesmo) obrigada Cátya email AYTAC.LANA@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ser intérprete é necessário um curso de libras, não é necessário faculdade.
      Não sei onde vc mora, verifique no google algum curso intermediários e palestras perto de sua casa.

      Excluir
  29. Olá Marina se eu fizer faculdade de Adminitração+Curso de Polibras = Posso trabalhar na area adminintração Intéprete de Libras ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode trabalhar como interprete sim, pra ser intérprete não precisa do ensino superior.
      Adm de interprete? Vc pode usar Libras na área administrativa, se tiver algum colega de trabalho surdo.

      Excluir
  30. Ola Mariana sou graduada em pedagogia e estou iniciando o curso basico de libras e pretendo fazer o intermediario e avancado e fazer pos em libras a minha duvida e se a partir do final de 2015 somentes graduados em letras libras poderao ser interpretes e no meu caso se fizer a pos em libras vou poder exercer?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prolibras será realizado por 10 anos, terá mais 4 provas, pois estamos na 6 edição.
      Nunca ouvi falar que vai acontecer isso em 2015, acho que confundiram com o prolibras, mas as pessoas poderão continuar trabalhando.

      Excluir
  31. Ola marina,gostaria de informaçoes sobre o curso de libras,me formei em letras:portugues e espanhol,agora quero fazer concurso para o cargo de professor de libras,o que faço?um curso,uma pos ou uma complementaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai começar a estudar, faça o curso de Libras, não aconselho fazer pós-graduação, se não tem o conhecimento básico.

      Excluir
  32. ola, Eva sou graduada no curso de serviço social, se eu fazer um curso de libras, posso dar aulas nas escolas, quantas horas de curso de libras tenho q ter.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver prolibras de instrutor sim.
      A lei descreve:
      Se não tiver professor com graduação ou pós-graduação em Libras, a vaga poderá ser preenchida da seguinte maneira:
      Professor precisa de Pós-graduação ou graduação em outra área com prolibras
      Instrutor precisa Ensino médio completo e prolibras

      Excluir
  33. oi marina tenho curso de libras reconhecido pelo MEC, e quando fiz minha inscrição para trabalhar no estado com designada, pois que tinha curso reconhecido pelo mec e coloquei a opçao surdez. o curso de libras é consirado curso de surdez? faz o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, no curso de Libras você tem aulas sobre surdez.

      Excluir
  34. Olá Mariana, sou ouvinte... Nunca fiz curso de Libras, mais me interesso, faz tempo por isso... Enfim, para ser tradutora eu tenho q ter esse certificado do MEC, pelo o que eu li aqui... Mais eu tenho q fazer algum curso antes tipo técnico, ou posso fazer vários cursos de Libras no INES???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas escolas não exigem o prolibras, mas minimo um certificado de Libras. O INES é uma excelente instituição, se puder estude la.

      Excluir
  35. Marina quantas horas de aula eu precisa para poder fazer a prova do cais?bjao

    ResponderExcluir
  36. Olá, Marina.. sou ouvinte e preciso de uma ajuda. Comecei o curso de Libras pela PUC ( Cogeae), quero me tornar interprete e focar nessa área, qual o procedimento que devo fazer? É necessário fazer pedagogia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ser intérprete é necessário um curso de libras, não é necessário pedagogia. Será um diferencial se quiser ser professora.

      Excluir
  37. olá.. gostaria de saber se é difícil arrumar emprego nessa área??? onde/como eu posso arrumar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil, Libras é um mercado em expansão.
      Vc encontrará emprego principalmente em escolas e faculdades.

      Excluir
  38. OLÁ! ESTOU CURSANDO LIBRAS,VOU ENTRAR NO MÓDULO INTERMEDIÁRIO,GOSTARIA DE SABER SE VOCE ME ACONSELHA A FAZER PEDAGOGIA E TENTAR ATUAR NESTA ÁREA,TENDO EM VISTA QUE NÃO ACHEI FACULDADE QUE TENHA O CURSO LETRAS-LIBRAS,O QUE VOCE ACHA?

    ResponderExcluir
  39. Olá Marina!!! Gostaria de saber, se em 2015 será o ultimo ano que acontecerá o exame de proficiência em Libras (PROLIBRAS) ? Sou graduada em Letras/Inglês, pretendo fazer uma pós em Libras (carga horária de 400 h) com essa formação será possível atuar como professora de Libras no Ensino Superior? Aguado resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prolibras será realizado por 10 anos, terá mais 4 provas, pois estamos na 6 edição.
      Se passar no prolibras de instrutor poderá se professora de Libras

      Excluir
  40. Antes de fazer perguntas verifique se tem alguma igual, pois estou recebendo várias parecidas.

    RESUMO DAS PERGUNTAS FREQUENTES:

    PARA SER INTERPRETE

    Precisa de curso de Libras e prolibras. (Algumas instituições não pedem prolibras, mas as melhores vagas pedem).
    Não precisa de faculdade pra ser intérprete, somente o ensino médio completo.

    PARA SER PROFESSOR DE LIBRAS:
    SE NÃO TIVER professor com graduação ou pós-graduação em Libras, a vaga poderá ser preenchida da seguinte maneira:
    PROFESSOR precisa de Pós-graduação ou graduação em outra área com prolibras
    IINSTRUTOR precisa Ensino médio completo e prolibras


    CURSO DE LIBRAS PODE SER:
    I - cursos de educação profissional;
    II - cursos de extensão universitária; e
    III - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.

    OBS: Para fazer o prolibras vc NÃO precisa ter nenhum certificado, entretanto para passar vc precisa mostrar que tem conhecimento o suficiente para ser aprovada pelo MEC. O mais importante NÃO É COMO vc aprendeu (EAD, Pós, graduação, extensão etc) o mais importante é SE vc aprendeu.

    O prolibras será realizado por 10 anos, terá mais 4 provas, pois estamos na 6 edição

    Se vai começar a estudar, faça o curso de Libras, não aconselho fazer pós-graduação, se não tem o conhecimento básico.


    INSTITUIÇÕES QUE RECOMENTODO:
    Feneis, Ines, Puc, DERDIC, Seli, Senai, Instituto singularidade e Mackenzie.

    ResponderExcluir
  41. Olá marina,
    Meu nome é Adriana e vou iniciar o curso de Libras esse ano.Moro em Bauru,no interior de São Paulo,e perto da minha cidade tem uma faculdade que oferece um curso de especialização em Tradutor e Interprete de libras.Estou meio em dúvida o que você acha faço essa especialização ou um curso de Pedagogia.Gostaria de trabalhar como Interpréte.Sou formada em Letras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc realmente quer trabalhar de intérprete, faça a especialização em Libras e depois pedagogia se quiser. A especialização é mais rapida do que fazer outra graduação.

      Excluir
  42. Como posso fazer pra estudar a Libras em que órgão oferece curso de graça eu me interesso bastante, estudo sempre pela internet e me identífico muito em Florianópolis Santa Catarina tem algum órgão que possa me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único curso que conheço em SC é o Letras Libras da UFSC http://www.libras.ufsc.br/, não sei se há cursos gratuitos.

      Excluir
  43. oi Meu nome é Débora moro em Minas faço um curso básico profissionalizante do pronatec esse curso tem 200h,será que depois que termina-lo posso pegar vaga no estado,sou professora de artes....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa pegar o editar anterior do concurso que pretende prestar e ver os pré-requisitos para a vaga.

      Excluir
  44. Marina, me ajuda!

    Eu sou formado em Radiologia e estou cursando ciências contábeis. Eu fiz a matéria em LIBRAS na faculdade, pois ela era uma matéria optativa e eu quero oferecer um serviço diferenciado na área contábil. Enfim, eu me apaixonei pela matéria e comecei um curso de LIBRAS, mas estou achando pouco. Eu quero mais, bem mais.
    Eu gostaria de fazer uma pós em LIBRAS, você conhece alguma que ensina LIBRAS durante a pós? Ou você aconselha eu fazer um curso intensivo?

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça primeiro o curso de Libras, muitas pós-graduação pedem conhecimento prévio comprovado para se matricular.

      Excluir
  45. oi marina queria saber quando vai ser o prolibas este ano 2014.agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não foi divulgado, sempre consulte o site do Prolibras para verificar http://www.prolibras.ufsc.br/ , tbm postarei no blog, siga e receba todas minhas atualizações.

      Excluir
    2. Marina,será q vc pode me ajudar?...vou prestar um concurso q exige Certificado de proficiência em libras - seria apenas o q é obtido nessa prova anual?

      Excluir
    3. O prolibras é anual sim, em breve deve sair o próximo.

      Excluir
  46. Marina, tenho o curso básico e o intermediário em libras e estou cursando uma pós,posso fazer um concurso q exija um certificado em prolibras msm sem o te-lo ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é obrigatório, vc será desclassificada, qd for para comprovar a certificação.

      Excluir